terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aberta a 47ª temporada da Bundesliga!




A primeira rodada da 47ª temporada da Bundesliga que contou com um show de cobertura da TV brasileira(cinco jogos transmitidos aovivo), não apresentou grandes surpresas(não considero o tropeço do imprevisível Werder Bremen uma surpresa), a única surpresa, talvez tenha sido o decepcionante empate do Hamburgo(meu favorito ao título) com o recém promovido Freiburg.
Foram 26 gols em nove partidas, média de quase três por partida, o que demonstra a vocação ofensiva das equipes. A média da temporada passada foi de 2.92, a maior entre as principais ligas européias.

A temporada foi aberta na sexta-feira, com o jogo do atual campeão Wolfsburg contra o Stuttgart, e pra variar os Lobos não tomaram conhecimento do seu adversário e venceram mais uma. O placar de 2 a 0 demonstrou bem o que se viu em campo, o Wolfsburg com seu trio de frente em estado de graça não deu chance ao Stuttgart, que teve apenas uma chance real de gol numa cabeçada de Khedira. Os gols da partida foram anotados por Misimovic e Grafite, o primeiro diga-se de passagem foi um belo gol marcado por um verdadeiro "camisa 10". A lamentar no Wolfsburg, somente a fraca atuação do recém contratado Ziani, no lado do Stuttgart ao contrário se viu uma boa estréia do recém contratado Pogrebnyak.

No principal jogo do sábado, deu empate entre Hoffenheim e Bayern Munique. Jogando em casa o time de Carlos Eduardo e Ibisevic partiu pra cima dos Bávaros e marcaram aos 11, mas a arbitragem não validou o gol, no lance onde visivelmente a bola ultrapassou a linha, mas quem abriu o placar foi o Bayern com gol de Olic aos 25; no final da primeira etapa o Hoffenheim chegou ao empate com gol de Obasi depois de uma bela assistência de Ibisevic. No segundo tempo o Bayern dominou a partida, mas não conseguiu vazar a meta de Hildebrand, que aliás fez uma bela partida. No final das contas o placar de 1 a 1 foi justo, apesar do erro da arbitragem contra os donos da casa.

Nos outros jogos:
  • O Schalke, comandado por Felix Magath, venceu o Nuremberg por 2 a 1 com gols de Kevin Kuranyi, Mintal descontou para o Nuremberg.

  • O Werder Bremen decepcionou, sendo derrotado em casa pelo fraco Eintracht Frankfurt por 3 a 2. Amanatidis foi o destaque do jogo anotando dois gols; pelo lado do Werder, o destaque foi a boa atuação do futuro craque Mesut Özil.
  • O Borussia Dortmund suou, mas venceu no Westfalenstadion o Colônia por 1 a 0, os Bodes jogaram desfalcado de Podolski.

  • No jogo mais emocionante da rodada, o Bochum arrancou um empate com o Borussia M'gladbach depois de está perdendo por 3 a 0. A partida que terminou 3 a 3, teve como destaques: o venezuelano Arango pelo lado do Borussia com um gol marcado e uma assistência; e pelo Bochum, Azaouagh(ex-Schalke) com dois golaços de fora da área.

  • Em Berlim, no jogo mais morno da rodada, o Hertha venceu o fraco time do Hannover por 1 a 0, com gol do sérvio Kacar. O time da capital mesmo com suas limitações pode brigar outra vez por vagas em competições européias; e a equipe do Hannover que já apresentava um futebol sofrível na última temporada, ao que parece continua na mesma, e é forte candidato ao rebaixamento.

  • Na cidade de Mainz às margens do rio Reno, o time local empatou em 2 a 2 com a jovem e talentosa equipe do Bayer Leverkusen. Os gols do Mainz foram anotados por Hoogland e Gunkel; e os do Leverkusen por Derdiyok e Kiessling.

  • No jogo que fechou a rodada no domingo, o Hamburgo decepcionou e só empatou em 1 a 1 com o Freiburg. Os hanseáticos abriram o placar logo aos 3 minutos com Pitroipa(ex-Freiburg), e parecia que iam golear, mas o que se viu daí por diante foi o pleno domínio do Feiburg que empatou o jogo aos 20 do segundo tempo, com gol de Bechmann.

Essa foi só a primeira rodada do campeonato que promete ser novamente o mais equilibrado da Europa. Os favoritos na minha opinião são: Hamburgo, Wolfsburg e Bayern(nessa ordem); e correndo por fora Stuttgart, Schalke 04 e Hoffenheim. É esperar pra ver o que vai acontecer no desenrolar do campeonato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário