sexta-feira, 27 de março de 2009

O gigante adormecido

Todos sabemos que a torcida do Borussia Dortmund é uma das mais fanáticas da Alemanha e que o time tem a maior média de público do país, mas já não é de hoje que a equipe de Dortmund não corresponde à altura a paixão de sua torcida. Desde a temporada 2001/2002 quando conquistou o título da Bundesliga e foi finalista da Copa da Uefa, o time não consegue fazer jus a sua tradição, realizando de lá pra cá apenas campanhas razoáveis, para não dizer medíocres, e ficando sempre de fora da Liga dos Campeões. O motivo principal dessa queda foi uma crise financeira que assolou o clube em meados dessa década.

Mas é fato que os clubes alemães com exceção do Bayern de Munique não investem pesado em contratações como outros grandes da Itália, Espanha e principalmente Inglaterra, e por isso não seria impossível o Borussia brigar pelas primeiras posições da Bundesliga, mesmo em meio a falta de maiores investimentos. Mas infelizmente o que se ver jogo após jogo, temporada após temporada, é um time apático, que não consegue se impor sequer nos jogos realizados no Westfalenstadion apoiado por 80 mil fanáticos torcedores.

Nem a mudança de treinadores parece afetar o Borussia, nesse período já passaram por lá: Matthias Sammer, Bert van Marvijk, Jürgen Röber e Thomas Doll. Nessa temporada quando parecia que finalmente o time ia engrenar com a injeção de ânimo do treinador Jürgen Klopp, mas a atual 9ª colocação na Bundesliga e precoces eliminações nas Copas da Uefa e da Alemanha falam por si só o que está sendo essa temporada para o time do vale do Ruhr.

Mas ainda há esperança em Dortmund! O desempenho nessa temporada pode até decepcionar, mas o elenco conta com alguns jovens e talentosos jogadores(Subotic, Hummels, Sahin e Blaszczykowski), que juntos com o motivador Klopp, com Kehl e Hajnal comandando o meio-campo e quem sabe com algumas contratações precisas, como um companheiro à altura para Frei no ataque e um bom goleiro(Weindenfeller não dá mais), pode dar maiores alegrias a torcida borussiana na próxima temporada, e colocar novamente o Borussia no caminho dos títulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário